top of page

sáb., 20 de mai.

|

Alvo Cultural

Curso de DJ

Aprenda as técnicas básicas de Mixagens de Músicas com o Curso gratuito de DJ do projeto Trilha da Cidadania ministrado pelo DJ Edinho DK. A partir deste aprendizado você irá saber mais sobre a cultura do DJ, utilização de Notebooks, Controladoras e Softwares profissionais.

O registro está fechado
Ver outros eventos
Curso de DJ
Curso de DJ

Horário e local

20 de mai. de 2023, 14:00 – 17:00

Alvo Cultural, Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Rubem Berta, Porto Alegre - RS, 91150-000, Brasil

Convidados

Sobre o evento

Democratizar o acesso à cultura e oferecer formação musical de qualidade são alguns dos objetivos do curso de DJ promovido pela Afinco em parceria com a Alvo Cultural, na zona norte de Porto Alegre. O encontro, que inicia ao sábados a partir do dia 20 de maio. 

O curso terá no máximo 15 participantes, por isso, a equipe adota critérios para selecionar os estudantes. O primeiro deles é a questão de gênero. Jean explica que o número de mulheres atuando como DJs, dentro do Hip Hop, ainda é muito baixo. Por conta disso, a associação da prioridade para a participação feminina. Além disso, jovens negros ou de baixa renda também são prioridade. As inscrições podem ser feitas pelo site alvocultural.com. Também haverá uma lista de espera para que, caso haja alguma desistência, um dos suplentes possa participar.

Na atividade serão apresentados os equipamentos, a maneira correta de montá-los e técnicas como compasso, contagem de tempo, estrutura da música, mixagem e efeitos.

Datas e horários das aulas:

20 de Maio - 14:00 às 17:00

27 de Maio - 14:00 às 17:00

03 de Junho - 14:00 às 17:00

10 de Junho - 14:00 às 17:00

– Os alunos vão poder meter a mão na massa. Vai ser uma atividade muito prática e que vai possibilitar tirar dúvidas sobre a carreira do DJ, como se consolidar no mercado, quais os melhores equipamentos para começar – garante Jean.

Ex-aluna:

A beatmaker e DJ moradora do bairro Sarandi Adrienni Rodrigues, conhecida artisticamente como Gau Beats, 27 anos, é uma das ex-alunas do curso de DJ promovido pela Escola de Hip Hop em 2021. A formação, financiada por verba de edital, possibilitou que a artista desse o primeiro passo em direção ao tão sonhado trabalho na área. Ela conta que, em outras circunstâncias, não teria possibilidade de realizar o curso, devido ao alto custo financeiro:

–  Foi um experiência única pra mim, eu não tinha nenhuma base de discotecagem e em cada aula ministrada eu saia de lá com vontade de voltar logo pra próxima. 

Gau Beats enxerga o cenário musical como um campo que ainda precisa ser melhor explorado por mulheres. Ela destaca que setores como a mídia ainda precisam validar o trabalho feminino. Para isso, acredita que cada vez mais é preciso que haja projetos com foco em mulheres e remunerações adequadas.

– A gente luta no dia a dia pra tentar chegar ainda mais longe. É cansativo mas desistir já não é mais uma opção.

A DJ conta que já começou a colher os frutos plantados no ano passado. Ela já está fechando agenda como DJ e no dia 16 de março terá um set (sequência de faixas musicais) lançado por uma rádio carioca.

“Embasamento cultural”

Jean destaca que a cultura Hip Hop é uma das maiores expressões musicais no Brasil. Por isso, é um mercado que está aquecido principalmente pela popularização de ritmos musicais como o rap e o trap.

– Já é comum vermos artistas pops, de renome nacional, fazendo parcerias com rappers e MCs – afirma Jean. 

Mas, o produtor cultural enfatiza que o mercado está atento aos DJs profissionais, que apresentam um trabalho consistente e de qualidade. Para isso, conta, é preciso que o profissional esteja sempre atento às tendências e buscando aprimorar a técnica:

– É preciso ter embasamento cultural e dominar as técnicas. A função do DJ, dentro da cultura Hip Hop, é educar o ouvinte. É dever do DJ apresentar novos artistas, novas tendências e conteúdos de qualidade.

Compartilhe esse evento

bottom of page