top of page

2a Etapa do Slam do Vida

Evento visa arrecadar livros para biblioteca Girassol atingida pelas enchentes de maio


Poetry Slam é uma competição de Poesia Falada, idealizada por Marc Kelly Smith, nos anos 80 na cidade de Chicago. Os primeiros encontros de slam aconteceram no próprio no Bar de Marc. O movimento popularizou-se, tomando grandes proporções pelos Estados Unidos, e em 1990 o “Poetry Slam” tornou-se um Campeonato Nacional e Internacional de Poesia Falada.

O Slam se tornou um grande movimento social e cultural e foi trazido ao cenário brasileiro em 2008, pela atriz e poeta Roberta Estrela D’Alva. Que difundiu o 1° campeonato de Poesia Falada, o "ZAP" (Zona Autônoma da Palavra), sendo a pioneira no Brasil desse movimento. Também foi a primeira brasileira a competir numa final, de Copa do Mundo de Poesia Slam em Paris no ano de 2011, carimbando o terceiro lugar no pódio.

O slam no Brasil deu ênfase e voz à Poesia Marginal e à literatura periférica, com temáticas voltadas às narrativas da realidade das favelas, como as desigualdades sociais e as injustiças.

A palavra SLAM é uma expressão inglesa e seu significado se assemelha ao som de uma “batida” exemplo: Som de Palmas.

Atualmente no Rio Grande do Sul, existem 32 competições ativas de Slam, a cena vem crescendo diariamente em diversas cidades, e em grandes comunidades como nos bairros: Rubem Berta com Slam do Vida, na Restinga com o Slam da Tinga e Slam Adversa (1°competição em dupla), na Bom jesus o Slam da Bonja, no Centro e Cidade baixa Slam Aquilombai (1° Slam com Protagonismo Preto), e muitos outros se estabelecendo em Porto alegre, região metropolitana e interior.



SLAM DO VIDA 

 

É uma iniciativa proposta pela Alvo Cultural com o intuito de fomentar a cena do Slam, a liberdade de expressão, a expansão da poesia de rua e a aproximação da comunidade de poetas para dentro de um espaço, que já propaga a cultura popular e a arte expressada em diversos projetos do coletivo.

O Slam do Vida, é a primeira competição de poesia falada, idealizada e organizada por um Ponto de Cultura na cidade de Porto Alegre.

Teve sua primeira edição em 30 de julho de 2022, contando com 5 etapas eliminatórias, levando o finalista de cada edição para a grande final. O ganhador de 2022, foi o Poeta "Fidel do Trem", que levou o prêmio em dinheiro no valor de R$1.200,00.

 

Em 2024 o projeto conta com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre e é realizado em parceria com a Associação Filhos do Coração – AFINCO RS e terá 4 etapas, a campeã ganhará vaga para o estadual Slam Conexões além de prêmio em dinheiro.

 

SERVIÇO:

2a Etapa do Slam do Vida

Quando: sábado dia 22 de junho de 2024

Onde: Sede da Alvo Cultural

Endereço: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Centro Vida

Horário: a partir das 17h (inscrições para competição das 17 às 18h)

Entrada gratuita

 

Maiores informações:

51 997273356

 

Redes sociais:

15 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page