top of page

A potência das Bibliotecas Comunitárias

Bibliotecas Comunitárias são espaços de incentivos à leitura que entrelaçam saberes da educação, cultura e sociedade que surgem por iniciativa de instituições e representantes de comunidades e são gerenciados por elas. O que a caracteriza é seu uso público e comunitário, tendo como princípio fundamental a participação das pessoas nos processos de gestão compartilhada.


As Bibliotecas Comunitárias podem ser mantidas com fontes de recursos Municipais, Estaduais, Federais, iniciativa privada, organização não governamental, organismos internacionais e comunidades.



Conforme o Grupo de Pesquisa Bibliotecas Públicas do Brasil, da Universidade Federal do Estado do Rio (Unirio), o Centro de Estudos de Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Centro de Cultura Luiz Freire (PE) já existem cerca de 143 bibliotecas, sendo 92 integrantes da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) e as outras 51 sem vínculo com a rede. A pesquisa ainda mostrou que as bibliotecas são acessíveis e estão envolvidas com suas comunidades, seus espaços são pensados para assegurar práticas de leitura compartilhada, têm acervos que priorizam o letramento literário, a gestão é compartilhada e que a população identifica a biblioteca e os mediadores de leitura como referências.


RNBC


A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias - RNBC é um movimento pela democratização do acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas sob a perspectiva da leitura como direito humano, com atuação em diversas cidades do território brasileiro.Teve origem na articulação das redes de Bibliotecas Comunitárias incentivadas pelo Programa Prazer em Ler, ação de apoio e incentivo à leitura criada pelo Instituto C&A em 2006, que mobilizou espaços de leitura mantidos por organizações sociais e culturais da sociedade civil, em comunidades com vulnerabilidade social, atuando na garantia de direitos básicos.


A perspectiva da leitura como um direito humano e a importância da biblioteca comunitária como espaço privilegiado de garantia desse direito são a base do trabalho de formação de leitores e de incidência política das redes de bibliotecas comunitárias. A RNBC surgiu, em março de 2015, para dar amplitude nacional a organização das bibliotecas comunitárias em redes locais.Desde então, tem avançado nesse objetivo, contando com o apoio e a colaboração de importantes parcerias, como a formada com o Itaú Social, parceiro institucional que assumiu a gestão do Programa Prazer em Ler a partir de 2018. RNBC conta atualmente com 11 Redes Locais e 115 Bibliotecas Comunitárias nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Rede Beabah


A Rede Beabah é a rede de Bibliotecas Comunitárias do RS atualmente são 12 bibliotecas cadastradas na Rede Beabah de Bibliotecas Comunitária, abrangendo Porto Alegre, região metropolitana e litoral. A grande maioria das bibliotecas são localizadas em regiões periféricas, e cumprem um importante papel,democratizando e incluindo a literatura a regiões de extrema vulnerabilidade social. As bibliotecas comunitárias contam com acervo diversificado de fácil acesso a crianças,jovens, adultos e idosos. Em razão da pandemia as bibliotecas permaneceram fechadas, a partir do mês de agosto algumas bibliotecas abriram somente para empréstimos previamente agendados e seguindo os protocolos de sáude. Maiores informações sobre abertura e funcionamento click no link abaixo:



Biblioteca Alvo Cultural


No dia 16 de Agosto a Biblioteca Alvo Cultural estará fazendo sua reabertura e disponibilizando empréstimos de livros para a comunidade.Os empréstimos serão feito através de cadastro disponível todas as quartas feiras das 13:30 às 17hs, cada leitor terá o direito de empréstimo de um livro por uma semana podendo ser renovado por mais uma semana. A biblioteca Alvo Cultural fica localizada na sede da instituição na Av. Baltazar de Oliveira Garcia 2132 Área 8- Centro Humanístico Vida, bairro Sarandi -Porto Alegre.

Maiores informações pelo: Fone: (51)994815324

Redes sociais:


Fonte: Agência Brasil / www.rnbc.org.br


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page