top of page

Coletivo Alvo Cultural no Rap In Cena!

Idealizada por Keni Martins e Guilherme Camerini, a marca Rap In Cena movimenta o hip hop no Rio Grande do Sul desde 2014. Neste nove anos de atividade, mais de 190 artistas foram contratados e um público superior a 97 mil pessoas passaram por 30 eventos realizados. Durante o período, também foram gerados cerca de 7,5 mil empregos, além da arrecadação de 100 toneladas de alimentos distribuídos para mais de cinquenta instituições gaúchas.


Pensando nisso, desde 2022 a Alvo Cultural vem se somando a esse projeto que visa expandir a cena do hip hop no sul do Brasil. A instituição Cultural presidida por Jean Andrade realiza trabalhos socioculturais há 18 anos, com formações para trabalhadores da cultura e educação, oficinas praticas e teóricas sobre os 5 elementos do hip hop, festivais de Rap, skate e basquete nas comunidades de Porto Alegre e do Rio Grande do sul, e tudo de forma gratuita visando o acesso ao lazer e cultura através do hip-hop.


Com mais de 25 mil ingressos já vendidos, o Rap In Cena traduz através dos números a expectativa do público pela 9ª edição do evento. Atualmente, reconhecido como o maior festival de cultura hip hop do Brasil, o Rap In Cena, que acontece nos dias 28 e 29 de outubro em Porto Alegre, já anunciou mais de 70 nomes que prometem agitar a capital gaúcha. E agora que você já conhece um pouco mais do festival e da Alvo, vamos conhecer quem são os artistas do Coletivo Alvo que estarão presentes no Rap In Cena 2023!


Conexão Katrina

Conexão Katrina é um grupo de rap feminino formado por Nathy MC da Restinga/Poa e Tia Crazy de Viamão. Conexão Katrina, lançou três singles e dois áudio visuais nas principais plataformas digitais.

Desde 2016 elas vem fazendo um trabalho pelo protagonismo feminino atuando como cantoras, ativistas social e cultural no cenário do hip-hop no Rio Grande do Sul. O grupo lançou algumas obras musicais e tiveram reconhecimento como grupo revelação, indicadas ao Prêmio Rap Longa Vida. Já cantaram nos principais palcos do Hip-Hop Gaúcho como:

Festival RAP IN CENA, Cohab é só rap, Fórum social mundial, e em SP na sede da Mídia ninja na Nave coletiva, entre outros.


TERMINAL 470

Banda com mais de 12 anos de carreira, oriundo do bairro bom Jesus ganhou destaque em 2012 ganhando o Prêmio Lança de Ouro, com o Albúm ”Combatentes”. Sendo considerado o melhor rap no RS,PR,SC. Em 2019 foi homenageada no Premio Arte em Movimento ao lado de Da Guedes, Nitro Di e Rafuagi. Em 2022 a banda ganhou o Prêmio Açoriano de Música no gênero rap em duas categorias, melhor interprete e melhor composição.


DKG DEKILOGRAMA

Daniel Guedes Couto mais conhecido como DKG Dekilograma é MC, poeta slamer, escritor, Beat Maker, produtor independente, educador social e graduando em História pela PUCRS, criador do Selo Escritório de Rimoterapia. Bageense , nascido em 1989, é um “artivista” da cultura Hip Hop atuante desde 2007. Integrante da CREW Cia Pesada do Improviso. Membro convidado da Universal Zulu Nation, militante do Quilombo Hip Hop Brasil e da Nação Hip Hop Brasil . Também é Slam Master do Slam do Vida, organizado pela Alvo Cultural. Organizador de Slam's desde 2017, foi Poeta FLUP-RJ convidado em 2018, Festival Pipa(SC) 2022, Festival Arte da Palavra (SESC-2022) Festival Rap in Cena 2023 entre outros festivais, acumula em sua carreira o impressionante número de 124 títulos de campeão em batalhas de Rima (conhecimento e sangue) e atualmente acumula 38 competições de poesia falada (SLAM) foi finalista no Slam Paraná em 2019, finalista Slam conexões RS 2022 / 2023.


W NEGRO

W Negro músico profissional, residente na cidade de Porto Alegre - RS, desde sua juventude mantem um relacionamento com a música e a cultura, no Bairro Rubem Berta/Zona Norte, há 10 (dez) anos atua como gestor na Alvo Associação Cultural. Esse ano, no dia 31 de agosto rolou o lançamento oficial em todas plataformas digitais. do mais novo álbum de W Negro intitulado ''KAIZEN''.


DJ EDINHO DK

DJ Edinho DK começou no Hip Hop em 1998 como MC do grupo Rajada Verbal com seus amigos de rua, depois passou a ser integrante do grupo Sobreviventes do Rap também em Porto Alegre. Com a função de compor letras para os ''Sobreviventes do Rap'', passou também a se dedicar, estudar e produzir instrumentais com seu amigo DJ Martins para usarem em suas musicas autorais. Parou de ser MC no ano de 2000 e se dedicou só a carreira de Produtor Musical. Em 2002 criou a marca de street wear Dekebrada, mesmo nome do Estúdio, fazendo com o passar do tempo a marca ser vendida nas melhores lojas de Hip Hop das principais cidades do Rio Grande do Sul na época. Como Produtor Musical de 2000 a 2008, produziu muitos CD’s, Singles e Ep`s, dos principais artistas do sul do Brasil, fazendo assim a cena gaúcha do Rap fortalecer no cenário do Rap brasileiro. Em 2010 se torna um membro da Alvo Cultural, onde começou a dar Oficinas de DJ em Escolas e Presídios do Estado do RS. Ainda em 2010 estreia como DJ da festa do Matriz Pro

2010, o maior Campeonato Profissional de Skate do Brasil, com participação dos maiores skatistas do mundo. A partir de 2011 junto com a Alvo Cultural criam o Curso de DJ, que aconteceu diversas vezes na entidade e em outros locais e cidades do RS. Como DJ já conseguiu mostrar seu trabalho em diversos lugares do RS e também fora dele, junto a nomes consagrados do cenário brasileiro e mundial.


GUI ARTE RIMA

Gui arterima e um jovem de 18 anos que trabalha rimando dentro dos ônibus de Porto alegre mora no bairro bom jesus.

Faz parte do grupo Los campos junto com seu pai e seu irmão, faz parte do programa reação boom box que séria uma rádio de rap e hip Hop

Já participou de diversos eventos como rap in cena, atividades em escolas, rap na rua, bonjaviva entre outros.

Ele ganha a vida rimando dentro dos ônibus de Porto alegre mostrando seu talento e vivendo disso.



Agora que você já conhece a galera que vai estar nos palcos do Rap In Cena 2023, garante teu ingresso e vem curtir com a Alvo Cultural o maior festival de Hip-hop do Brasil!






106 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page