“Poesia pra quem acredita… Slam do Vida”
Poetry Slam é uma competição de Poesia Falada, idealizada por Marc Kelly Smith, nos anos 80 na cidade de Chicago. Os primeiros encontros de slam aconteceram no próprio estabelecimento comercial (no Bar) de Marc. O movimento popularizou-se, tomando grandes proporções pelos Estados Unidos, e em 1990 o “Poetry Slam” tornou-se um Campeonato Nacional e Internacional de Poesia Falada.
O Slam se tornou um grande movimento social e cultural e foi trazido ao cenário brasileiro em 2008, pela atriz e poeta Roberta Estrela D’Alva. Que difundiu o 1° campeonato de Poesia Falada, o "ZAP" (Zona Autônoma da Palavra), sendo a pioneira no Brasil desse movimento. Também foi a primeira brasileira a competir numa final, de Copa do Mundo de Poesia Slam em Paris no ano de 2011, carimbando o terceiro lugar no pódio.
O slam no Brasil deu ênfase e voz à Poesia Marginal e à literatura periférica, com temáticas voltadas às narrativas da realidade das favelas, como as desigualdades sociais e as injustiças.
A palavra SLAM é uma expressão inglesa e seu significado se assemelha ao som de uma “batida” exemplo: Som de Palmas.

A competição funciona da seguinte forma:
Para competir é necessário estar no local da competição no horário da abertura e fechamento das inscrições.
Ter no mínimo três poesias autorais de até 3 min.
A competição acontece em 3 fases eliminatórias. A cada fase o poeta recita sua poesia autoral sendo avaliado pelo grupo de jurados, que são formados por 3 ou 5 pessoas.
Os jurados, são escolhidos no momento da competição na plateia (júri popular).
Suas avaliações são feitas com base em notas de 0 a 10, classificando ou eliminando o competidor da próxima fase. A última fase é disputada por três poetas que recitam sua terceira poesia, lembrando que caso aconteça um empate de notas, é realizada mais uma fase de desempate, até se consagrar o vencedor.
Atualmente no Rio Grande do Sul, existem 32 competições ativas de Slam, a cena vem crescendo diariamente em diversas cidades, e em grandes comunidades como nos bairros: Rubem Berta com Slam do Vida, na Restinga com o Slam da Tinga e Slam Adversa (1°competição em dupla), na Bom jesus o Slam da Bonja, no Centro e Cidade baixa Slam Aquilombai (1° Slam com Protagonismo Preto), e muitos outros se estabelecendo em Porto alegre, região metropolitana e interior.
SLAM DO VIDA
É uma iniciativa proposta pela Alvo Cultural com o intuito de fomentar a cena do Slam, a liberdade de expressão, a expansão da poesia de rua e a aproximação da comunidade de poetas para dentro de um espaço, que já propaga a cultura popular e a arte expressada em diversos projetos do coletivo. O slam do vida, é a primeira competição de poesia falada, idealizada e organizada por um Ponto de Cultura na cidade de Porto Alegre.
Teve sua primeira edição em 30 de julho de 2022, contando com 5 etapas eliminatórias, levando o finalista de cada edição para a grande final. O ganhador de 2022, foi o Poeta "Fidel do Trem", que levou o prêmio em dinheiro no valor de R$1.200,00.